Pílulas anticoncepcionais: as principas dúvidas sobre o administração do método.

Quando o assunto é contracepção, muitas mulheres adotam um método bastante comum, existente há mais de 60 anos: as pílulas anticoncepcionais. Considerada um dos contraceptivos mais eficazes, a pílula é de uso oral e tem a finalidade de inibir a fertilidade da mulher, prevenindo a gravidez. O Dr. Gilberto Nagahama, coordenador do serviço de ginecologia e obstetrícia do hospital San Paolo esclarece as principais dúvidas sobre uso dos anticoncepcionais.
Todo dia no mesmo horário
As pílulas anticoncepcionais devem ser tomadas no mesmo horário, pois o tempo de ação de cada pílula é de aproximadamente 24 horas. Tomar em horários irregulares não necessariamente tira o seu efeito, mas pode levar a um fenômeno comum conhecido como spotting ou sangramento de escape, e até mesmo irregularidades menstruais. É sempre bom lembrar que existem diversas fórmulas de anticoncepcionais, por isso consulte sempre o seu ginecologista.
Esqueci, e agora?
O ideal seria que nenhuma pílula fosse esquecida, mas caso ocorra este imprevisto, a paciente deve, na grande maioria dos anticoncepcionais, desprezar a pílula esquecida e seguir tomando a mesma cartela. Se isso se repetir por dois dias consecutivos seria melhor parar de tomar e esperar a próxima menstruação para reiniciar o uso de forma adequada. Esquecer de tomar pílulas oferece maior risco de engravidar.
Emergência
Devemos lembrar que a contracepção de emergência ou também conhecida como a pílula do dia seguinte não é considerada método contraceptivo, seus riscos de engravidar são inaceitáveis como método seguro, por isso só deve ser usada em casos específicos. Tomar a pílula do dia seguinte junto com anticoncepcional tem como principal risco a irregularidade menstrual devido basicamente ao excesso de hormônio.
Outras finalidades
As pílulas podem ser usadas para regularizar os ciclos menstruais, tratamento para alguns tipos de cistos ovarianos e pode evitar características secundárias a alterações hormonais como acnes e hirsutismo, por exemplo.

Variedades
Atualmente existem inúmeros tipos de anticoncepcionais em relação à via de administração que pode ser intramuscular, oral, transdérmico, intra-uterino, subcutâneo e vaginal e podem apresentar diferentes hormônios e posologias. Por isso, é imprescindível a visita regular ao ginecologista.
Outros medicamentos e reações
Há alguns remédios que podem interferir na ação dos anticoncepcionais como anticonvulsivantes, alguns antibióticos, laxantes entre outros. Sempre fique atenta com as bulas, pois há informações sobre interações medicamentosas e seus efeitos. Há também situações clínicas que podem interferir com a absorção e consequentemente a ação dos anticoncepcionais, como vômitos e diarreias graves.

Serviço:
Hospital San Paolo
Tel: (11) 3405-8200
www.hsanpaolo.com.br

                   Postado por Mary