Coisa de Mulher

"A amizade será sempre a primeira palavra do poema que Deus continuará a escrever cada manhã à humanidade, até que ecludam os novos céus e a nova terra".


Saiba os reais benefícios e quando o consumo da bebida deve ser evitado




O hábito de ingerir leite de vaca gera controvérsias. Há especialistas que condenam a bebida com a alegação de que traz malefícios, enquanto outros defendem o consumo diário para suprir uma série de nutrientes que o organismo precisa, com destaque para o cálcio. Mocinho ou vilão, o fato é que o leite de vaca carrega diversos mitos sobre o seu consumo. Neste Dia Internacional do Leite, lembrado no dia 24 de junho, esclareça a seguir as dúvidas mais comuns, respondidas pelas nutricionistas Adriana Mesquita e Maria Claudia dos Santos, do Hospital São Luiz em São Paulo, e Patrícia Ornellas, do Saison Spa no Rio de Janeiro.

    1.A ingestão de leite causa pedras nos rins.
    Mito. A nutricionista Patrícia conta que o cálculo renal está, sim, relacionado ao cálcio, mineral presente em abundância no leite e derivados. "O cálcio em excesso no organismo tende a se depositar e ocasionar cálculo nos rins", explica.

    Só que reduzir o cálcio da alimentação não é a solução para evitar o problema. Na verdade, estudos e especialistas indicam que esse mineral - na medida certa - pode até ajudar na proteção dos rins. Em vez de banir o leite da alimentação, portanto, o ideal para prevenir complicações renais é beber bastante água, evitar álcool em excesso e reduzir o consumo de sal.

    2. Leite desnatado é somente leite integral com água adicionada.
    Mito. O leite desnatado apenas tem um teor reduzido de gordura saturada e colesterol. Não há acréscimo de água - garante a nutricionista Patrícia - e não há redução de nutrientes.

    Há quem afirme que a versão desnatada tem mais cálcio - o que seria positivo para prevenção da osteoporose - e mais sódio - o que seria negativo, principalmente, para hipertensos. A nutricionista Adriana, porém, diz que a diferença é irrelevante, já que as quantidades desses minerais - assim como de outros nutrientes - são semelhantes nos dois tipos de leite.

    3. O leite deveria ser evitado na alimentação.
    Mito. Há contradições, mas ainda prevalecem estudos e especialistas que afirmam que o leite só deve ser evitado em caso de alergias. "A bebida é ótima fonte de proteína e o cálcio que ela contém é mais bem absorvido pelo corpo, se comparada a outros alimentos que também sejam fonte desse mineral", alega Patrícia.

    4. Laticínios causam ganho de peso.
    Verdade, assim como todo alimento em excesso que contenha gordura e calorias. Por isso, o ideal é ingerir as versões com teor reduzido de gordura que, se consumidas na medida certa, não provocam quilos extras.

    5. Leite desnatado não tem colesterol.
    Mito. A nutricionista Maria Claudia afirma que todos os alimentos de origem animal possuem colesterol. "O que ocorre com o leite desnatado é que, com a redução das gorduras do alimentos, o teor de colesterol livre também diminui", explica a profissional.

    6. Leite causa acne.
    Mito. A nutricionista Patrícia lembra que ainda não está comprovado. "Existe um estudo que demonstra que os hormônios das vacas podem funcionar como pré- hormônios no sistema enzimático das glândulas de gordura", explica. O estudo é de Harvard (EUA), que indica que esses hormônios seriam semelhantes aos causadores de acne na pele humana. No entanto, ainda faltam mais pesquisas para comprovar essa relação.

    7. Alergia à proteína do leite é diferente de alergia à lactose.
    Verdade. Alergia à proteína é uma resposta imunológica do corpo contra a proteína do leite, que pode ser de vaca, cabra, búfala etc. "O organismo entende essa proteína como um agente estranho que precisa ser combatido e desencadeia reações alérgicas, como diarréia e urticária", explica a nutricionista Patrícia.

    alergia à lactose é a falta ou deficiência da produção de uma enzima chamada lactase, que serve para digerir a lactose - o açúcar natural do leite. Patrícia conta que, quando não absorvida, essa substância é fermentada por bactérias do intestino grosso, levando à diarreia.

    8. Se a pessoa for intolerante à lactose, deve evitar todos os laticínios.
    Mito. "O que ocorre é que o grau de intolerância à lactose varia em cada caso, podendo se apresentar de uma forma mais ou menos agressiva", conta a nutricionista Adriana. Com isso, muitas pessoas não podem consumir o leite em excesso, porém apresentam boa aceitação de seus derivados. O melhor é sempre seguir as orientações de médicos e nutricionistas.

    9. Tomar leite depois de praticar exercícios físicos é uma boa opção.
    Verdade. Um estudo realizado pela Universidade do Canadá constatou que mulheres que bebem dois copos grandes de leite por dia, após a sua rotina de musculação, ganham mais massa muscular e perdem mais gordura em comparação às mulheres que bebem energéticos.

    "O leite repõe perdas da transpiração e atua no restabelecimento da hidratação", explica Patrícia. Por isso, a bebida é uma boa opção após atividades físicas para restituir as funções normais do organismo, principalmente a versão desnatada.

    9. Bebida à base de soja é tão nutritivo quanto leite de vaca.
    Depende. A bebida à base de soja, se fortificada, pode conter a mesma quantidade de determinados nutrientes, quando comparado ao leite de vaca. "Mas precisamos nos atentar se os nutrientes adicionados à esta bebida são absorvidos tão facilmente quanto os presentes no leite de vaca", lembra Maria Claudia.

    De acordo com ela, isso ocorre porque, muitas vezes, o nutriente acrescentado ao produto não está na sua forma de mais fácil absorção. "Por isso, temos que consumir um maior volume da bebida à base de soja para ter os mesmos nutrientes presentes no leite comum", completa.

    10. A ingestão de leite causa puberdade precoce.
    Mito. Segundo Maria Claudia, não há comprovação de que ingerir leite cause puberdade precoce. O que ela aconselha é exatamente uma alimentação com o leite presente, que é uma fonte significativa de cálcio e não deve ser eliminada durante a puberdade.

    11. Ingerir leite quando se está resfriado causa aumento de muco.
    Mito. Não há estudos que comprovem essa relação, de acordo com a nutricionista Adriana. "As pessoas podem confundir o espessamento temporário da saliva após a ingestão do leite com muco", conta.

    12. Pessoas com gastrite devem evitar tomar leite.
    Verdade, mas depende da forma que ele é ingerido. "O consumo isolado da bebida deve ser evitado por provocar um aumento no suco gástrico para digestão dos nutrientes", conta Maria Claudia, que aconselha ingerir o leite junto com outros alimentos.

Adriana Mesquita e Maria Claudia dos Santos, do Hospital São Luiz em São Paulo, e Patrícia Ornellas, do Saison Spa no Rio de Janeiro.( Nutricionistas )
Postado por Mary


Recebo, muitas mensagens de mulheres que contam suas histórias de namoros, términos e busca por novos companheiros. No meio dessas histórias, algumas usuárias se referem a algo que sempre chama minha atenção: quando ficam solteiras, decidem se cuidar, comprar roupas, fazer exercícios, emagrecer... Fazer isso é uma espécie de providência que tomam para aumentar as chances de encontrarem um par.

Ao me deparar com tais histórias, uma pergunta invariavelmente me vem à cabeça: Para quem essas mulheres querem ficar bonitas? A impressão que tenho é que fazem isso apenas pelo outro. Parece que somente ficando bonitas para o outro é que conseguem se sentir bonitas. Se os homens percebem, comentam, elogiam, é sinal de que elas estão mesmo belas. É o olhar do outro, portanto, que as torna atraentes. Aparentemente elas não querem ser bonitas para se sentir bem consigo mesmas. A única função de se cuidar parece ser a de atrair os homens, o que me leva a uma segunda pergunta: se elas querem ficar bonitas para atrair pretendentes, então, quando estão namorando, não precisam mais se cuidar?

Se o cuidado consigo mesma tem a função de ter mais chances de iniciar um namoro, isso parece significar que, quando estão namorando, estas mesmas mulheres descuidam-se de sua aparência. Deixam de se preocupar como faziam quando estavam solteiras, como se não precisassem mais disso. Não se preocupam com dieta, academia, unhas, cabelos... Descuidam-se de si. Quando se vêem sozinhas novamente, precisam correr atrás de um prejuízo no qual elas mesmas se colocaram.

Será que o caminho não deveria ser o inverso? Em vez de se sentir bonita porque os outros assim dizem, o mais interessante seria se sentir bonita para si mesma. Isso quase sempre acaba levando as outras pessoas a pensarem da mesma maneira. Já reparou que quando você está se sentindo para baixo, desanimada, pouco interessante, surgem menos elogios do que quando você está se sentindo linda, poderosa e atraente? A percepção do outro é, portanto, conseqüência da maneira como você se sente.

O cuidado consigo mesma deve ser, então, algo básico, que deve existir estando você solteira, namorando ou casada. Note-se que, quando me refiro a se cuidar, não estou falando em gastar rios de dinheiro, ir ao salão todos os dias, freqüentar academia, fazer dietas milagrosas. É muito mais simples do que isso. O primeiro passo é olhar no espelho e avaliar o quanto você gosta do que vê. Evidentemente todos temos coisas em nós mesmos das quais não gostamos muito. Comece por elas, então. O que fazer para melhorar? Como mudar de forma a se sentir melhor? Use a criatividade!

Para cuidar de si, é preciso estar com a auto-estima em dia: é necessário querer se sentir bela e acreditar que pode ser bela. Ao mesmo tempo, se cuidar pode também melhorar a auto-estima, pois pode levá-la a se sentir bem. Ser vista, percebida, elogiada é apenas uma conseqüência – desejável, obviamente – do cuidado consigo mesma. É conseqüência, e não ponto de partida. Para despertar o interesse do outro, é necessário se sentir interessante. Por isso, cuide-se. Por sua saúde. Por seu bem-estar. Por você.

Dra. Mariana Santiago de Matos
Psicóloga

Postado por Mary

Related Posts with Thumbnails

Hora Agora

Seguidores

Minha lista de blogs

Arquivos