"Tenho que dizer que depois que descobri este estudo me senti um pouco culpada. Virar para o lado e dormir depois do sexo não é mais crime para os homens. Na realidade são as mulheres que deveriam oferecer a seus companheiros um ouvido compreensivo ao invés de repreendê-los se eles são tomados repentinamente pelo cansaço.

O Dr. Juan Semo, da Austrália, inesperadamente descobriu uma conexão entre baixos níveis de testosterona e má qualidade do sono. Também há uma forte ligação entre a Apnéia do Sono com impotência sexual em homens, um problema temido por muitos, porém bastante comum.

O Dr. Juan descobriu a ciência por trás do efeito “virar para o lado e dormir” que comumente atinge os homens depois do sexo e parece que não é uma tentativa de evitar o comprometimento, carinhos e conversas.

Ele disse que os homens, depois do orgasmo, produzem um coquetel poderoso de neurotransmissores e hormônios que os colocam para dormir imediatamente. Segundo ele um dos hormônios que resultam do orgasmo masculino é a prolactina.

“Este hormônio parece estar ligado à satisfação sexual e também pode ser responsável pelo tempo de recuperação que o homem precisa antes de começar novamente a atividade sexual”, disse o médico.

Apnéia do sono e diabetes também andam de mãos dadas já que costumam compartilhar uma condição em comum: a obesidade, que é cada vez mais comum em nossa sociedade. Estas condições também podem ter ligação com baixos níveis de testosterona o que tem um efeito crítico na qualidade de vida."