Gosto muito da analogia sobre a vida ser como uma estrada. Existem estradas longas e curtas, pavimentadas e de terra, esburacadas e estreitas, enfim, em nossa vida percorreremos várias delas.
Algumas nos levarão ao casamento e à família, outras à fama e fortuna, outras à tristeza, à vitória e à alegria, e outras que nos conduzirão à derrota e à desilusão.
Como em qualquer estrada, existem bifurcações e cruzamentos. Normalmente as estradas mais complexas na vida são as que formam cruzamentos. Com quatro estradas a escolher e ainda com limitado conhecimento de onde elas nos levarão, qual estrada devemos tomar ? Quais as garantias que ao escolher uma, ela me levará onde quero chegar ? Você escolheria uma delas ou só ficaria parado onde está de frente ao cruzamento ?
Na verdade, você realmente não sabe onde a estrada o levará até que entre nela. Até então, não existem garantias. Isto é uma das mais importantes coisas que precisamos perceber acerca da vida. Ninguém pode garantir que se fizer aquilo que julga certo durante todo o tempo o levará à felicidade. Nada diz que amar alguém com todo o seu coração garante que esse amor será recíproco. Fama e fortuna, igualmente, não garantirão a felicidade. Aceitar aquele emprego que todos disputam também não significa garantia de sucesso pessoal.
Em outras palavras, na vida existem muitas possibilidades as quais você não pode controlar.
Sabendo que isso é uma verdade, o único poder que você tem reside nas decisões que você vai tomar e como você vai agir e reagir nas diferentes situações que surgirem.
No fundo, realmente, isso já é um alívio enorme.

Dalton