Alimento funcional, a soja é um dos grãos mais completos e versáteis que se tem notícia até hoje. Rica em nutrientes, proteínas e fitormônios, é conhecida há cinco mil anos.

Na realidade, trata-se de um dos alimentos que provocam controvérsia, por sua mutliplicidade nutricional. Sua recente produção transgênica, no entanto, traz sérias interrogações quanto à validação das propriedades dos grãos geneticamente modificados.

De todo modo, sabe-se que o grão sem alterações fornece substâncias importantes ao organismo, com benefícios à saúde (por isso, é destacada entre os alimentos funcionais), e vem sendo incluído como opção apreciável, tanto para o gosto dos vegetarianos, como para os onívoros (os que se alimentam de carne e vegetais) com algum tipo de restrição a certos produtos de origem animal.

Por ser rica em proteínas, isoflavonas e ácidos graxos insaturados - que têm ação na prevenção de doenças crônico-degenerativas - minerais como ferro, potássio, fósforo, cálcio e vitaminas do complexo B, a soja é altamente recomendável na alimentação diária. Leia mais: