Embora a indústria da estética venha trabalhando nos últimos anos na busca da fórmula da juventude, a maioria das mulheres chega à fase dos 40 anos sem aquele corpo desejado. Excesso de peso, flacidez, rugas e a eterna lembrança do corpo que tinham no passado são alguns dos problemas que surgem nesta etapa da vida.
Como se não bastasse, começam as dúvidas com relação ao jeito de se vestir. Por isso, nessa faixa etária é fundamental encontrar o equilíbrio: nem roupas de senhora, para não aparentar além da sua idade, nem de adolescente, que poderá deixá-la cair no ridículo.
Mas será que o mercado da moda está atento a essas mulheres? Nem sempre. Pelo menos é isso que elas constatam quando procuram por uma roupa. Em geral, as coleções são desenvolvidas para atender às medidas pré-estabelecidas pelos tamanhos padrões. Ou seja, é deixado de lado o fato de que a mulher com 40 anos pode ter o manequim 42, mas as medidas são diferentes se comparadas com a de uma jovem com a mesma numeração.
Dicas para acertar no look
Para quem tem dúvidas e não quer errar, uma boa pedida é incorporar as famosas peças básicas. Além de serem pano de fundo para o seu estilo, passam muito tempo na moda e são de fácil combinação. A estilista e produtora de moda do Eva, Daniele Gonzaga, sugere, como exemplos, camisa branca, um bom jeans escuro, calça de alfaiataria, camiseta básica, blusa com listras, saia preta, vestido preto, short e bermuda jeans.
Antes de mais nada, segundo a produtora, é fundamental ir ao espelho. Em alguns casos, isso significa fazer as pazes com ele. “Olhe-se por inteiro e sem vergonha, lembrando de que o mundo lhe enxerga nas três dimensões. Reconheça seus defeitos e qualidades, não esquecendo que em todo corpo existem pontos belos que podem e precisam ser explorados e valorizados”, diz Daniele.