Recebo, muitas mensagens de mulheres que contam suas histórias de namoros, términos e busca por novos companheiros. No meio dessas histórias, algumas usuárias se referem a algo que sempre chama minha atenção: quando ficam solteiras, decidem se cuidar, comprar roupas, fazer exercícios, emagrecer... Fazer isso é uma espécie de providência que tomam para aumentar as chances de encontrarem um par.

Ao me deparar com tais histórias, uma pergunta invariavelmente me vem à cabeça: Para quem essas mulheres querem ficar bonitas? A impressão que tenho é que fazem isso apenas pelo outro. Parece que somente ficando bonitas para o outro é que conseguem se sentir bonitas. Se os homens percebem, comentam, elogiam, é sinal de que elas estão mesmo belas. É o olhar do outro, portanto, que as torna atraentes. Aparentemente elas não querem ser bonitas para se sentir bem consigo mesmas. A única função de se cuidar parece ser a de atrair os homens, o que me leva a uma segunda pergunta: se elas querem ficar bonitas para atrair pretendentes, então, quando estão namorando, não precisam mais se cuidar?

Se o cuidado consigo mesma tem a função de ter mais chances de iniciar um namoro, isso parece significar que, quando estão namorando, estas mesmas mulheres descuidam-se de sua aparência. Deixam de se preocupar como faziam quando estavam solteiras, como se não precisassem mais disso. Não se preocupam com dieta, academia, unhas, cabelos... Descuidam-se de si. Quando se vêem sozinhas novamente, precisam correr atrás de um prejuízo no qual elas mesmas se colocaram.

Será que o caminho não deveria ser o inverso? Em vez de se sentir bonita porque os outros assim dizem, o mais interessante seria se sentir bonita para si mesma. Isso quase sempre acaba levando as outras pessoas a pensarem da mesma maneira. Já reparou que quando você está se sentindo para baixo, desanimada, pouco interessante, surgem menos elogios do que quando você está se sentindo linda, poderosa e atraente? A percepção do outro é, portanto, conseqüência da maneira como você se sente.

O cuidado consigo mesma deve ser, então, algo básico, que deve existir estando você solteira, namorando ou casada. Note-se que, quando me refiro a se cuidar, não estou falando em gastar rios de dinheiro, ir ao salão todos os dias, freqüentar academia, fazer dietas milagrosas. É muito mais simples do que isso. O primeiro passo é olhar no espelho e avaliar o quanto você gosta do que vê. Evidentemente todos temos coisas em nós mesmos das quais não gostamos muito. Comece por elas, então. O que fazer para melhorar? Como mudar de forma a se sentir melhor? Use a criatividade!

Para cuidar de si, é preciso estar com a auto-estima em dia: é necessário querer se sentir bela e acreditar que pode ser bela. Ao mesmo tempo, se cuidar pode também melhorar a auto-estima, pois pode levá-la a se sentir bem. Ser vista, percebida, elogiada é apenas uma conseqüência – desejável, obviamente – do cuidado consigo mesma. É conseqüência, e não ponto de partida. Para despertar o interesse do outro, é necessário se sentir interessante. Por isso, cuide-se. Por sua saúde. Por seu bem-estar. Por você.

Dra. Mariana Santiago de Matos
Psicóloga

Postado por Mary