É preciso driblar a correria e a preguiça para ter hábitos alimentares saudáveis





Quem trabalha fora de casa encontra problemas para conciliar a agenda apertada e imprevisível com as demais tarefas. Por causa disso, é difícil encontrar tempo para alimentar-se bem e corretamente. A dificuldade é maior ainda para quem mora sozinho. Geralmente, quem vive sozinho faz refeições em horários nada regulares e com exceção de quem gosta de cozinhar, consome muitos produtos industrializados por serem práticos e de preparo rápido.

Mesmo com muita correria, uma das mais importantes dicas para quem mora sozinho comer bem é dar prioridade para um bom café da manhã, que deve ser farto, composto por alimentos variados e conter principalmente cereais e laticínios, de preferência os desnatados, que ajudam o corpo a manter uma boa quantidade de cálcio e auxiliam no combate da osteoporose.

Para o almoço, é bom diminuir a ingestão de frituras e alimentos ricos em gorduras animais. Essas gorduras são encontradas em carnes vermelhas, queijos amarelos e produtos embutidos, a exemplo do salame. Deve-se dar preferência aos grelhados de carnes magras, como a de frango. Se a opção for o macarrão, os molhos escolhidos devem ser pouco gordos, como o de tomate.

Nunca dispense saladas e verduras e atenção aos carboidratos, escolha apenas um por refeição, não coma arroz, pão e massas juntos. Uma boa dica de alimentação para quem mora sozinho é ingerir frutas e pequenos pedaços de queijo nos intervalos entre as refeições, isso ajuda a controlar a fome e evita exageros. Não se deve comer muito à noite, a refeição deve ser leve, coma um sanduíche natural ou uma sopa.


Por Deborah Busko