Ingredientes:

1 e 1/2 kg de carne-seca ou charque
1/4 xícara (chá) de óleo
4 dentes de alho picados
2 cebolas médias picadas
4 tomates, sem pele e sem sementes, picados
2 colheres (sopa) de salsinha picada
1 kg de abóbora ou jerimum sem casca e cortado em cubos
2 xícaras (chá) de água

Modo de Fazer:

  1. Limpe a carne-seca ou charque retirando a pele e a gordura em excesso. Corte a carne-seca ou o charque em pedaços e deixe de molho de um dia para o outro na geladeira, troque a água várias vezes para retirar o excesso de sal. No dia seguinte, escorra a carne-seca e reserve.
  2. Em uma panela, aqueça o óleo, junte o alho e a cebola e frite por 3 minutos ou até dourar ligeiramente. Acrescente a carne-seca reservada e frite por mais 5 minutos ou até que fique dourada.
  3. Adicione os tomates, diminua o fogo, tampe a panela e cozinhe por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando. Junte a água, misture bem e cozinhe até a carne ficar macia.
  4. Acrescente a abóbora ou jerimum e cozinhe por mais 15 minutos, sem deixar desmanchar. Salpique a salsinha, misture e desligue o fogo.Sirva acompanhado de arroz branco e farofa.
Rendimento: 6 porções.

Você sabia?
O quibebe é uma receita tradicional brasileira, presente nas culinárias: gaúcha, nordestina e mineira. É, basicamente, um purê de abóbora ou jerimum temperado com alho, pimenta, cebola, sal e salsinha. Sua origem vem desde a colonização portuguesa, pois os portugueses trouxeram a abóbora para ser cultivada no país, porém os índios já a utilizavam em sua culinária no preparo desse purê. O nome quibebe só foi adotado após a chegada dos negros angolanos ao Brasil que, dentre as suas receitas típicas, preparavam um purê com batata-doce chamado pelo mesmo nome. Por ser um prato muito apreciado em algumas regiões brasileiras, foram sendo criadas algumas variações como a do Quibebe de Abóbora com Carne-Seca, descrita acima.

Caso queira saber um pouco mais sobre os pratos típicos das regiões brasileiras, confira o artigo A Arte da Culinária Brasileira e aprecie sem moderação!!!