Gosto muito da analogia sobre a vida ser como uma estrada. Existem estradas longas e curtas, pavimentadas e de terra, esburacadas e estreitas, enfim, em nossa vida percorreremos várias delas.
Algumas nos levarão ao casamento e à família, outras à fama e fortuna, outras à tristeza, à vitória e à alegria, e outras que nos conduzirão à derrota e à desilusão.
Como em qualquer estrada, existem bifurcações e cruzamentos. Normalmente as estradas mais complexas na vida são as que formam cruzamentos. Com quatro estradas a escolher e ainda com limitado conhecimento de onde elas nos levarão, qual estrada devemos tomar ? Quais as garantias que ao escolher uma, ela me levará onde quero chegar ? Você escolheria uma delas ou só ficaria parado onde está de frente ao cruzamento ?
Na verdade, você realmente não sabe onde a estrada o levará até que entre nela. Até então, não existem garantias. Isto é uma das mais importantes coisas que precisamos perceber acerca da vida. Ninguém pode garantir que se fizer aquilo que julga certo durante todo o tempo o levará à felicidade. Nada diz que amar alguém com todo o seu coração garante que esse amor será recíproco. Fama e fortuna, igualmente, não garantirão a felicidade. Aceitar aquele emprego que todos disputam também não significa garantia de sucesso pessoal.
Em outras palavras, na vida existem muitas possibilidades as quais você não pode controlar.
Sabendo que isso é uma verdade, o único poder que você tem reside nas decisões que você vai tomar e como você vai agir e reagir nas diferentes situações que surgirem.
No fundo, realmente, isso já é um alívio enorme.


Mas por que temos dificuldades de tomar uma decisão ?
Primeiro são os medos que gravitam em torno dela. Os medos de tomarmos a decisão errada ou de cometer um erro.
É importante termos em conta, que na verdade não existe erro numa decisão tomada, pois decisões erradas são sempre imprevisíveis.
Voce tinha conhecimento de que tomando uma determinada decisão vc não chegaria onde gostaria ? Afinal, por que voce escolheria um determinado caminho quando sabia desde o início que ele não seria o correto ?
Em termos práticos, só depois de ter tomado uma decisão e refletido sobre o assunto é que você percebe a sua consistência. Se as conseqüências ou resultados são bons para você, então você decidiu corretamente. Caso contrário, sua decisão não foi a adequada.
Frequentemente não é a ação que gera o medo de decidir e sim a decisão de agir ou não agir. Uma vez que a vida não garante nada, vc jamais saberá se sua decisão será errada até que vc a tome. Para isso, é preciso deixar o medo de lado e assumir os riscos de decidir. Isso é definitivamente melhor do que manter-se no limbo.
Embora seja verdade que uma curva que faça errada possa jogá-lo fora da estrada, isto também poderia vir a ser uma oportunidade de uma aventura, e ainda abrir novos e mais desafiadores caminhos. É tudo uma questão de perspectiva. Temos a escolha entre ser um viajante perdido ou um turista acidental da vida.

Aqui estão algumas sugestões que poderão ajudar a escolher a melhor opção para vencer o medo de decidir diante de um cruzamento da estrada da vida :
1) Pegue todas as informações que puder acerca da situação
Vc não vai conseguir encontrar confiança suficiente sobre o que decidir quando sabe muito pouco acerca do que tem diante de si. Pergunte-se "o que", "quem", "quando", "onde" e "por que".
O que é esta situação ?
Quem são as pessoas envolvidas ?
Quando isto aconteceu ?
Onde isto aconteceu ?
Por que estou nesta situação ?

Essas são apenas algumas das possíveis perguntas para tentar obter mais informações sobre a situação. E isto é importante pois, frequentemente, as razões da indecisão residem na falta de informações sobre a situação.
Depois de obter tudo que puder para responder às suas perguntas (aquelas que são possíveis) vá para o passo seguinte.
2) Identifique as opções
Quais são as opções que esta situação dá a você ? Às vezes são poucas e às vezes são muitas opções.
Mas o que fazer quando vc acha que a situação não lhe oferece nenhuma opção ? Esse é o momento de vc criar a sua própria opção. Use sua criatividade. Desde a mais simples à mais complicada, crie todas as possíveis opções. Não despreze nenhuma idéia quando ela lhe vem à cabeça. Às vezes, a mais maluca das idéias pode vir a se constituir na opção mais adequada. Se encontrar alguma dificuldade, vc pode pedir à um amigo ou alguém que possa ajudá-lo a identificar mais opções. Mas lembre-se que é vc quem decide no final.
Depois disso, vamos ao passo seguinte
3) Pese os prós e contras de cada opção
Avalie cada opção e as vantagens e desvantagens que elas oferecem a vc. Dessa forma voce terá ainda mais insights acerca das consequências de cada uma delas.
4) Confie em você e tome a decisão
Lembre-se que não existem garantias, portanto, decida acreditando que vc está escolhendo a melhor opção neste exato momento. Acredite que vc está fazendo o melhor que pode. Pegue leve com vc. Faça tudo de uma forma tranquila.
A coisa mais importante é que vc escolheu por viver ao invés de permanecer estático ou passivo diante de sua própria vida. Escolha por deixar de lado todas as lamentações, seja qual for o resultado de suas decisões. No lugar de lamentar, escolha por aprender com estas experiências, olhe-as como perfeitas e lembre-se que vc sempre terá uma chance de tomar melhores decisões no futuro.
Dalton
www.brcoaching.com.br